domingo, 15 de fevereiro de 2009

USB 3.0, uma nova geração

Desde a versão 1.0 a Universal Serial Bus, ou simplesmente USB, tem como proposta a transferência de dados em alta velocidade e a possibilidade de interligar periféricos, discos rígidos e equipamento de vídeo tendo, inclusive, a capacidade de suprir as demandas de energia, sem a necessidade de outra conexão. Sendo da família dor conectores plug and play com a grande vantagem de conectar diferentes tipos de equipamentos sem a necessidade de reiniciar o computador.

As especificações da versão 3.0 estão terminadas, porem, a tecnologia estará incorporada aos produtos apenas em 2009 e o consumidor deverá desfrutar dos mesmos apenas em 2010.

Entre as principais novidades do padrão 3.0, sem duvidas destaca-se a velocidade de transmissão de dados que passa a ser de 4.8 Gb/s enquanto a versão 2.0 chega apenas a 480 MB/s. A compatibilidade de cabos e conectores com padrões anteriores será mantida, embora a velocidade siga os limites da versão inferior.

Mas como nem tudo são flores, críticos dizem que a tecnologia USB tem um consumo excessivo de processamento, assim como no seu surgimento. Esse problema foi resolvido com o aumento da capacidade de processamento dos processadores, mas pode ressurgir com a versão 3.0. Informações acerca do consumo de energia, tamanho Maximo do cabo e quantidade de dispositivos por canal não foram reveladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário